Pratik Tour | Fazendo Escola em Turismo  

Aplicações Web

Estação de Tratamento Laranjal

Ficha de inscrição uso da instituição: -

A água tratada oferecida pela CEDAE às populações dos Municípios de São Gonçalo, Niterói e Paquetá provém do Sistema Imunana - Laranjal. O referido sistema tem como mananciais supridores, os rios Guapiaçu e Macacú e, é constituído das seguintes etapas:

1 - CAPTAÇÃO: composta de canal desarenador, com gradeamento na entrada, comportas para controle de nível e 05 (cinco) conjuntos motor-bombas de 2500HP com capacidade nominal de 7000L/s.
2 - TRATAMENTO ETA - LARANJAL: recebe água bruta da captação e, processa a transformação da mesma em água potável. A água bruta ao chegar a ETA é avaliada quanto aos parâmetros físico, químico e biológico, afim de que se possa determinar as dosagens ideais dos produtos químicos (sulfato de alumínio, polieletrólito, cal e cloro) necessários para o tratamento. Determinada as dosagens ideais, a água bruta é submetida as seguintes etapas de tratamento: COAGULAÇÃO, FLOCULAÇÃO, DECANTAÇÃO, FILTRAÇÃO, FLUORETAÇÃO, DESINFECÇÃO, CORREÇÃO DE PH OU NEUTRALIZAÇÃO. E todas são monitoradas pelos laboratórios de controle da ETA. Ao término do processo de tratamento a água já tratada é submetida a um exame geral: físico, químico e bacteriológico a fim de assegurar a sua potabilidade.
3 - DISTRIBUIÇÃO; A água tratada é transferida da ETA para um reservatório de 5.000 m3 (Amendoeiras) através de recalque da Elevatória de Laranjal (6 conjuntos de 1500HP e 4 conjunto de 1.1000HP), sendo em seguida distribuída as populações de Niterói, São Gonçalo e Paquetá.

NOSSO PACOTE INCLUI:
Transporte em ônibus de Turismo + acompanhamento de guias e professores da escola + ingresso (lanche opcional = achocolatado + waffer).